terça-feira, 22 de março de 2016

Evento discute papel da educação ambiental na preservação dos recursos hídricos

Durante o XVIII Encontro Regional de Educadores em Defesa da Água, ocorrido nesta terça-feira (22), professores da região do Pontal do Paranapanema e representantes de órgãos públicos e sociedade civil refletiram sobre a importância da educação ambiental como mecanismo transformador da sociedade, refletindo diretamente na preservação dos recursos hídricos, cada dia mais ameaçado devido ação direta do ser humano.

Presidido pela presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (CBH-PP) e prefeita do município de Rosana, Sandra Aparecida de Souza Kasai, o evento já se tornou uma tradição anual na data quando é celebrado o Dia Mundial da Água. O “Encontro” foi organizado pelo CBH-PP, através do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (CT-EA), e contou com os apoios do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Fehidro, Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), Fundação Instituto de Terras (ITESP), Secretaria Estadual de Educação, Associação de Recuperação Florestal do Pontal do Paranapanema – Ponta Flora, Companhia Energética de São Paulo (CESP), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Unesp e Prefeitura de Presidente Prudente.

Para explanar o tema escolhido deste ano, “Água Boa, Empregos Melhores”, o público teve a oportunidade de contar com o conhecimento técnico dos palestrantes e especialistas em assuntos ligados a recursos hídricos e meio ambiente, Dr. Antônio Cézar Leal (da Unesp de Presidente Prudente) e o Dr. Emílio Carlos Prandi (geólogo do DAEE), que se alternaram nas exposições.
No encerramento do evento, o CBH-PP lançou o Portal de Educação Ambiental – www.ea.cbhpp.org – um site que visa centralizar em um único lugar e de fácil acesso informações sobre educação ambiental e recursos hídricos. O portal possui áreas destinadas a documentos diversos, cursos e capacitações, atividades de educação ambiental, biblioteca virtual, dentre outros.

Distribuição de mudas

A Associação de Recuperação Florestal do Pontal do Paranapanema – Ponta Flora, uma das parceiras do evento, esteve presente distribuindo gratuitamente mudas de diversas espécies nativas da região. Cada pessoa que retirou mudas recebeu informações sobre plantio e manejo da espécie.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu contato.