terça-feira, 5 de abril de 2016

FCT/Unesp recebe hoje evento sobre gestão de recursos hídricos

Reportagem do Jornal O Imparcial, edição de 05/04/2016)
Fotos: Reprodução - Facebook do CBH-PP


A FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), campus de Presidente Prudente, recebe hoje o 1º Seminário das Instituições de Ensino Superior da UGRH – Paranapanema (Unidade de Gestão de Recursos Hídricos – Paranapanema), evento em que discutirá seu PIRH (Plano Integrado de Recursos Hídricos) para ampliar a atuação das universidades no planejamento e na gestão da Bacia do Rio Paranapanema.

O seminário é promovido pelo CBH – Paranapanema (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema), que contempla 247 municípios dos Estados de São Paulo e Paraná, e tem como público-alvo representantes do meio acadêmico.

O professor da FCT/Unesp, Antonio Cezar Leal, esclarece que as etapas de diagnóstico e prognóstico do PIRH – Paranapanema já foram concluídas, de modo que a atual fase é de planos de ação. Um dos objetivos do evento, portanto, é justamente articular e mobilizar a comunidade acadêmica para a participação na elaboração desse plano de ação. Também é interesse do evento incentivar a realização de novos estudos e ações das instituições de ensino superior que possam responder às lacunas de conhecimento identificadas no diagnóstico e prognóstico.


“Essa interlocução será mais no sentido de ver o que as universidades podem fazer para auxiliar no estabelecimento das metas para a gestão da bacia, além de realizar projetos de extensão específicos sobre questões relacionadas ao solo e aos recursos hídricos do Rio Paranapanema, fomentando pesquisas sobre recuperação de APPs [áreas de preservação permanente], saneamento e sobre o gerenciamento de águas, por exemplo”, esclarece o docente.

O evento conta com quatro palestras: Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema; Capacitação para a Gestão das Águas; Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema; e, por fim, a palestra Banco de Dados PIRH – Paranapanema. Ao final, ocorrerá uma mesa de diálogo para a participação das instituições de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu contato.