sexta-feira, 10 de junho de 2016

Cursos de capacitação em gestão de recursos hídricos tem continuidade em junho


Dando prosseguimento as suas atividades, o Projeto Capacitação e Treinamento para Preservação e Gestão dos Recursos Hídricos tem para este mês de junho uma extensa agenda de cursos que envolvem diretamente três das quatro Unidades de Planejamento de Recursos Hídricos (UPHR) atendidas pela iniciativa.

Serão iniciadas a segunda e terceira etapa do Projeto, sendo uma voltada a profissionais da área de manutenção de vias rurais, como engenheiros, técnicos e operadores de máquinas pesadas e, a outra, desenvolvida para educadores e demais servidores públicos - municipais ou estaduais -  ligados à área de meio ambiente e também para a comunidade em geral. 

Conforme a agenda divulgada pela coordenação do Projeto, nos próximos dias 14 e 15 acontece o Curso 3 - “Recuperação e Importância de Matas Ciliares” destinado aos representantes dos municípios da UPRH-1 (Teodoro Sampaio, Rosana, Marabá Paulista, Mirante do Paranapanema e Euclides da Cunha Paulista). Nos dias 16 e 17, respectivamente, o mesmo curso será para os representantes da UPRH-2 (Presidente Venceslau, Caiuá, Piquerobi, Presidente Epitácio, Santo Anastácio, Presidente Bernardes e Álvares Machado). 

As aulas acontecerão na Sala de Uso Múltiplo da Associação Pontal Flora, em Presidente Venceslau, e serão conduzidas pela equipe da Florari Ambiental, empresa que conta com profissionais experientes na atuação, coordenação e prestação de apoio e na análise de projetos de obras, atividades e empreendimentos com intervenções nos recursos naturais.

Já nos dias 23 e 24, a cidade de Narandiba sediará o primeiro módulo do Curso 1 - “Difusão Tecnológica em Recursos Hídricos”, ministrado pelo o engenheiro civil e Doutor em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP (Universidade Estadual Paulista), Paulo Augusto Romera e Silva. O curso será nas dependências do Espaço Empresarial Municipal, localizado na Avenida Mozart Chaves Ribas, 466, e atenderá os municípios que integram a UPRH-3, no qual fazem parte, além de Narandiba, também Anhumas, Estrela do Norte, Pirapozinho, Sandovalina, Tarabai e Presidente Prudente.


Finalizando as atividades do mês, nos dias 27, 28, 29 e 30 os integrantes da UPRH-2 acompanharão o Curso 2 - “Conservação e Manutenção de Estradas Rurais”, sendo este fornecido por profissionais que integram o quadro de servidores da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (CODASP), empresa pública com reconhecida capacidade técnica nas questões que envolvem a conservação e recuperação de estradas rurais, além da redução do assoreamento de mananciais no território paulista. O curso será na Sala de Uso Múltiplo da Associação Pontal Flora.

O Projeto Capacitação e Treinamento para Preservação e Gestão dos Recursos Hídricos, é resultado da parceria envolvendo a Associação de Recuperação Florestal do Pontal do Paranapanema - Pontal Flora, Comitê de Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (CBH-PP), Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) e Governo do Estado de São Paulo. Todos os cursos oferecidos são gratuitos e abertos aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu contato.