quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Municípios da UPRH-4 começam a se capacitar para a gestão de recursos hídricos


Demos início nesta quinta-feira, 18/08, à última etapa da primeira fase do Projeto Capacitação e Treinamento para Preservação dos Recursos Hídricos. Com o primeiro módulo do Curso 1 - “Difusão Tecnológica em Recursos Hídricos”, os municípios pertencentes a UPRH (Unidade de Planejamento de Recursos Hídricos) número 4 começam a ter contato mais próximo com a proposta do Projeto. O curso acontece na Escola Municipal de Educação Fundamental “José Domiciano Nogueira”, local gentilmente cedida pela prefeitura regentense.

Até amanhã, os representantes dos municípios de Regente Feijó, Taciba, Indiana, Rancharia, Nantes, Iepê e Martinópolis, além de Presidente Bernardes (este último originalmente município membro da UPRH-2) participam da capacitação conduzida pelo engenheiro civil e Doutor em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP (Universidade Estadual Paulista), Paulo Augusto Romera e Silva. Nas aulas, aprendem noções básicas de gestão de recursos hídricos que permitam a avaliação de questões pertinentes ao tema, dispondo de instrumentos para a formatação de propostas de intervenção e a proposição de projetos pedagógicos, no caso de professores, bem como para a participação colegiada no Comitê de Bacia Hidrográfica. Entre os assuntos, são abordados o ciclo hidrológico, bacia hidrográfica, uso racional da água, gestão em Comitê de Bacias, dentre outros.


Como “bônus”, os participantes farão visita a nascente do rio Santo Anastácio, localizado em Regente Feijó, próximo a da estrada que liga Pirapozinho a Anhumas. Entre sua nascente e o momento em que deságua no rio Paraná, em Presidente Epitácio, o Santo Anastácio percorre cerca de 102 km, sendo que, ao longo de seu trajeto, suas águas são usadas na irrigação de culturas, consumo direto por animais, abastecimento de zonas rurais e urbanas. É o caso do município de Presidente Prudente, com pouco mais de 200 mil habitantes, que é abastecida em 30% por suas águas.


Conforme o calendário de atividades do Projeto, a programação de cursos a UPRH-4 prevê nos dias 20, 21, 22 e 23 de setembro o Curso 2 “Conservação e Manutenção de Estradas Rurais”, a ser realizado em Regente Feijó; o Modulo II do Curso 1, nos dias 13 e 14 de outubro, também em Regente Feijó e, por fim, o Curso 3 “Recuperação e Importância de Matas Ciliares”, agendado para os dias 20 e 21 de outubro na sede da Associação Pontal Flora, em Presidente Venceslau.


Confira mais fotos clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu contato.