terça-feira, 18 de outubro de 2016

Curso aborda recuperação e importância de matas ciliares para UPRHs 3 e 4


Nesta semana, os municípios pertencentes às Unidades de Planejamento de Recursos Hídricos (UPRH) números 3 e 4, abrangidas pelo CBH-PP (Comitê de Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema), participam do terceiro e último curso oferecido pelo Projeto Capacitação e Treinamento para Preservação e Gestão dos Recursos Hídricos.

Conforme a programação, nesta terça e quarta-feira, o Curso “Recuperação e Importância de Matas Ciliares” é direcionado aos representantes das cidades de Narandiba, Anhumas, Estrela do Norte, Pirapozinho, Sandovalina, Tarabai e Presidente Prudente. Na sequência, quinta e sexta-feira, o mesmo curso será ministrado para os representantes dos municípios de Regente Feijó, Taciba, Iepê, Indiana, Martinópolis, Nantes e Rancharia.

“Nesta etapa, os participantes têm acesso a um conjunto de informações com foco na recuperação e importância de matas ciliares, cujo objetivo é chamar a atenção do público para as questões que envolvem a preservação do meio ambiente a partir da proteção do solo e dos recursos hídricos. O curso aborda, inclusive, a legislação vigente”, explica José Alberto Mangas Pereira Catarino, presidente da Associação de Recuperação Florestal do Pontal do Paranapanema - Pontal Flora, entidade responsável pela execução do Projeto (Empreendimento Fehidro 107/2015).

A empresa Florari Ambiental - Consultoria, Planejamento e Gestão Ambiental, representada pela engenheira florestal Irene Tosi Ahmad e pela engenheira agrônoma Renata Inês Ramos conduz o curso. As profissionais contam com um vasto currículo, resultado de duas décadas de serviços prestados na atuação, coordenação e prestação de apoio e na análise de projetos de obras, atividades e empreendimentos com intervenções nos recursos naturais, incluindo capacitação de corpo técnico do órgão responsável pelo Licenciamento Ambiental no Estado de São Paulo, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e Departamento Estadual de Proteção dos Recurso Naturais.

“Neste curso temos também a participação do geógrafo do Departamento de Meio Ambiente da Companhia Energética de São Paulo (CESP), Celso Machado, que divide com os participantes seus conhecimentos sobre técnicas de identificação, colheita e beneficiamento de sementes destinadas à produção de mudas para recuperação de áreas degradadas e matas ciliares”, cita Catarino. “A exemplo das outras atividades, já finalizadas, este curso é de grande importância onde, na oportunidade fornecemos a educadores e agentes públicos ligados diretamente à área de meio ambiente, bem como à sociedade em geral os diversos aspectos e mecanismos destinados a preservação contínua dos recursos hídricos de nossa região”, ressalta o ambientalista.

Todas as atividades desta semana ocorrem na sede da Associação Pontal Flora, em Presidente Venceslau. O curso “Recuperação e Importância de Matas Ciliares” é aberto à população e totalmente gratuito, além de não ser necessária inscrição prévia.

Finalizados os cursos, serão iniciados em breve a formação de Núcleos Municipais de Recuperação de Matas Ciliares com o objetivo de apoiar, promover e executar ações integradas voltadas à conservação ambiental, proteção da biodiversidade, desenvolvimento sustentável, recuperação de áreas degradadas e reflorestamento de Áreas de Proteção Permanente (APP) nos 26 municípios pertencentes a região do CBH-PP.

Confira mais fotos aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu contato.