sexta-feira, 17 de março de 2017

CBH-PP e Pontal Flora realizam Encontro Regional de Educadores em Defesa da Água

Como parte das comemorações do Dia Mundial da Água, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema (CBH-PP) promove na próxima quarta-feira, 22, a 19ª edição do “Encontro Regional de Educadores em Defesa da Água”. Este ano a atividade ocorrerá simultaneamente em três municípios situados na área de abrangência do Comitê, sendo eles Presidente Prudente, Mirante do Paranapanema e Presidente Venceslau.

De acordo com a programação oficial, nas três localidades o evento terá abertura às 8h, quando serão apresentados vídeos temáticos, formados os grupos para debates, além da realização de uma oficina de “filtro pet”. O horário previsto para encerramento é ao meio dia. 

Em Presidente Venceslau, o Encontro ocorrerá na Associação de Recuperação Florestal do Pontal do Paranapanema – Pontal Flora, que abrirá as portas de sua sede para os profissionais da educação pública e privada regional, além da comunidade interessada. Desde o ano passado, a Pontal Flora intensificou os trabalhos de educação ambiental com foco na proteção aos recursos hídricos através do projeto “Capacitação e Treinamento para Preservação e Gestão dos Recursos Hídricos”, desenvolvido em conjunto com o CBH-PP, com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). 

Além das atividades citadas anteriormente, a Pontal Flora apresentará aos participantes o “simulador de chuvas”, um equipamento construído especialmente para auxiliar professores e estudantes na melhor compreensão dos efeitos das chuvas no solo, oferecendo a oportunidade de observar, em escala reduzida, o impacto das águas da chuva tanto em solos com vegetação quanto nos desguarnecidos de qualquer proteção vegetal, bem como seus efeitos diretos no lençol freático e no assoreamento de córregos e rios.

Simulador de Chuvas, instalado nas dependências da Associação Pontal Flora
“O ‘simulador de chuvas’ passa a ser mais um equipamento disponível de aprendizagem e capacitação na vertente ambiental que a Pontal Flora oferecerá aos professores, alunos e a todos que visitam a entidade. Juntamente com estrutura da sala ambiental, a biblioteca, o viveiro de produção de mudas, o reservatório de reuso da água para irrigação e o arboreto, nossa entidade se apresenta como um polo de referência local e regional capacitado para o desenvolvimento de ações efetivas na área da Educação Ambiental”, comenta José Alberto Mangas Pereira Catarino, presidente da Pontal Flora. 

“Estendemos a toda comunidade o convite para participar do evento no dia 22 de março e conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos tanto pelo CBH-PP quanto pela Pontal Flora em toda a região”, ressalta Catarino. 

Agenda

Em Presidente Venceslau, as atividades referentes ao Dia Mundial da Água serão na sede da Associação Pontal Flora, localizada na rua Paulo César Rondó Nogueira, 14 (entre o Recinto de Exposições da Faive e o Aeroporto Municipal).

Em Presidente Prudente ocorrerá no Auditório da Diretoria Regional de Ensino, na Avenida Manoel Goulart, 2651 - Vila Santa Helena. Em Mirante do Paranapanema, acontecerá no Núcleo Regional de Tecnologia Educacional (NRTE - Mirante do Paranapanema), situado na rua Antônio Erisvaldo da Silva, próximo ao n° 210.

Dia Mundial da Água 2017

A ONU Água - interagência da Organização das Nações Unidas que cuida da temática de recursos hídricos e saneamento - estabeleceu o tema “Águas Residuais” como o foco das discussões para o Dia Mundial da Água neste ano.

As Águas Residuais, resultantes de algum processo de alteração, após o uso doméstico, comercial ou industrial, também conhecida como "esgoto", geralmente podem ser reutilizadas para fins que demandem menor qualidade, desde que recebam um tratamento adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu contato.